Sobre Hobbies
E a pressão de ser boa em tudo
Sinto que a atual sociedade capitalista em que vivemos deixou um ideal em nossas cabeças de que tudo o que fazemos deve ser associado à alguma espécie de produtividade ou lucro. E percebo ainda que isso tudo só piorou com as redes sociais, em que tudo pode ser compartilhado e viralizado.
O descanso passa a ser demonizado e temos sempre que estar produzindo algo, tendo esse algo estar atribuído à lucro ou à algum tipo de conteúdo (que por sinal tem que trazer dinheiro, pois se não estiver você está apenas perdendo o seu tempo!!), isso tudo sendo a essência que move o capitalismo.
Como passamos ainda, muito tempo em tela, nós perdemos o nosso tempo livre (que em muitos casos já é pouco) para nos divertimos, e ainda por cima para apreciar a vida como ela é.
A um tempo atrás eu li o famoso livro “os dois morrem no final”, do autor Adam Silveira,e lembro bem que o livro chegou a me emocionar, não pelo final, que já consta em seu título, mas sim por sua mensagem: aproveite a vida. Também, como mesmo diria o meu filme de todos os tempos,sociedade dos poetas mortos: carpe diem,aproveite o momento.
cena do filme sociedade dos poetas mortos, dirigido por Peter Weir
Ter passado pela a recente experiência com o luto pela a morte de minha avó também me fez perceber isso, não temos todo o tempo do mundo como achamos que temos,então por que então não o aproveitamos?
Um episódio de um dos meus podcasts favoritos “fiz o que pude”, fala também sobre isso, irei pôr o link abaixo para quem quiser escutar, mas destaco uma de suas conclusões “Hobbie é só uma forma que o adulto inventou para poder brincar”, ao meu ver é exatamente isso.
O direito ao lazer é um direito fundamental que é garantido pela a Declaração Universal dos Direitos Humanos, mas que o capitalismo tirou de nós, não só com as exaustivas jornadas de trabalho, mas também com a ideia que se estamos tendo um pleno momento de ócio nós estamos sendo preguiçosos e irresponsáveis, algo que acaba nos gerando muitas coisas, mas em específico, a culpa.
Eu ando tentando aproveitar os momentos livres de diversas foras, especialmente por agora, que estou de férias da faculdade, mas no texto de hoje irei destacar uma dessas formas: por meio de hobbies.
Irei dar algumas ideias de hobbies, mas apenas os aplique se quiser e de acordo com o que caiba com a sua rotina. E não se cobre com a perfeição, a ideia de hobbie que trago aqui, não é para ser mais uma coisa que traga ansiedade e estresse em sua vida, e sim como uma tentativa de tornar a vida mais leve e prazerosa de se viver, trazendo também um pouco de minhas próprias experiências.
Desenhar: Eu desenho desde 2015, e sinceramente não sei o que seria de minha vida sem a arte. Tenho um texto específico sobre isso, que posso trazer por aqui em outro dado momento, mas por agora digo, que o desenho é uma das formas que encontrei de me conectar mais com a minha mente e com o mundo ao meu redor. Especialmente pois sou uma pessoa que adora desenhar até os míseros detalhes das coisas. Mas lhe dou um conselho: não se pressione, o desenho, assim como várias coisas da vida, é algo que requer tempo e acima de tudo prática, então não busque desenhar para se tornar o próximo Leonardo Da Vinci, desenhe puramente por que você quer, as melhoras podem vir naturalmente.
Escrita: Acho que posso também trazer um texto específico só sobre escrita, pois sinto que tenho muito a dizer sobre a escrita, mas prometo que a aqui serei breve, pois acho que muito que falei sobre o desenho meio que também se aplica a escrita. Comecei a amar a arte de escrever em meados de 2021, e amo tanto a escrita que foi o que me norteou a minha escolha de profissão, que foi o direito (novamente, terei um texto específico depois só sobre isso). Mas acho que o hobby de escrever me alimenta muito, pois muitas vezes eu só falo muito o que penso, como é o caso daqui. Quando falo em escrita não falo apenas em escrever um livro, a beleza da escrita é que ela pode vir de diversas formas. Acho que uma excelente forma de começar um hobby de escrever é escrever diariamente (ou não, temos rotinas tão cheias que as vezes não dá pra fazer todos os dias, então não pressione se não conseguir escrever todos os dias de sua via) sobre como foi o seu dia, como você se sente. Separe um caderno velho guardando mofo em sua casa e escreva. Escreva para você, não para os outros.
Montar um Quebra Cabeça: Esse é um dos meus hobbies mais recentes e amo bastante, pois de certa forma também treino a minha paciência, o que em uma sociedade tão agitada e digitalizada, é algo que eu vejo como positivo.Não necessariamente você precisa comprar um novo quebra cabeça, tente montar um que você tem guardado de sua infância. No meu caso, eu infelizmente doei muitos de meus brinquedos para minha prima mais nova, inclusive foi o caso dos meus quebras cabeças e por isso tive que comprar um novo,comprei um da pintura do “nascimento de vênus”e ainda não o conclui de o montar, mas sinto que um dia vai.
Pintura “O nascimento de Vênus”, pintada por Sandro Botticelli, que é o quebra cabeça que estou montando desde o ano passado
Pintar: Não falo de pintar uma tela, acho que isso se aplicaria mais à uma extensão do hobby do desenho. Falo de pintar uma daquelas figuras, que nem fazíamos quando eramos crianças. Acho que o melhor exemplo disso são os livros de colorir, que ficaram bem famosos durante os anos de 2010 (#eufuieutava). Mas podem ser imagens avulsas, que tem disponível pela a internet, não precisa ser um novo livro de colorir que você comprou pela impulsividade. Eu comprei um livro de colorir recentemente, mas só porque ele tava bem barato na amazon, antes eu só imprimia imagens na internet e ia pintando, e que nem o hobby do quebra cabeça, esse hobby eu sinto que também é uma forma de treinar a paciência.
Leitura: Diferentemente dos outros hobbies,que são hobbies voltados para produzir algo, esse hobby é mais ligado ao consumo. No caso a leitura seria uma forma mais saúdavel de consumir conteúdo do que passar horas rolando feed. Minha mãe desde que eu era pequena me incentivava à ler, mas só comecei a ter amor pela a leitura em 2019. Se eu fosse dr uma dica, leia pelo menos 5 minutos por dia. Ao meu ver, só de você ler esse texto já está no caminho certo, mas posso estar errada, infelizmente não sou especialista nesse assunto.
Enfim, esse é o fim do texto de hoje, espero muito que tenham gostado, lembrando que o conteúdo também está disponível em formato de aúdio no meu podcast,no link que estarei disponibilizando abaixo. Me siga também no instagram @dorogayaworks, na qual posto minha rotina. Enfim, nos vemos na próxima.






meu hobby é crochê, mas é um hobby mesmo, faço um quadradinho num dia, despretensiosamente, esqueço por um mês aí vou e faço outro hahaha
Isso é tão real. Ultimamente tenho testado hobbies novos pq me sinto muito perdida e queria conhecer um pouquinho mais de mim mesma através de atividadades e coisas me façam relaxar, mas toda vez que eu mostro algo que fiz ou comento com alguém, o papo de especialização e venda começa e eu saio frustrada