#08 Sobre o cinema
Ou um pouco de enaltação ao primeiro Oscar brasileiro
Entrando nesse clima cinematográfico, após a primeira vitória brasileira no Oscar, com Ainda estou aqui ganhando a categoria de melhor filme internacional, decidi falar um pouco sobre esse assunto que tanto amo: O cinema.
Primeiramente, vamos começar falando sobre essa vitória brasileira. Não sei se vocês sabiam, mas antes do Oscar desse ano, a Argentina tinha já recebido 2 prêmios na cerimônia, enquanto (até o momento), o Brasil não tinha recebido nenhum, mesmo já tendo sido indicado 5 vezes.
É como mesmo fala a própria Fernanda Torres:
“ O brasil tem pena do resto do mundo não saber o que a gente sabe.”
Sim, é triste a Fernanda não ter ganhado o prêmio de melhor atriz, mas acho que na vida, devemos valorizar mais as vitórias do que as perdas, especialmente pois vivemos em tempos tão difíceis ultimamente. E termos pela primeira vez ganhado um Oscar é uma enorme vitória para um país tão culturalmente rico como o nosso.
Mas enfim, vamos agora falar um pouco sobre a beleza da 7° arte?
Desde que eu me entendo por gente, amo ver filmes, tanto no cinema quanto em casa mesmo (especialmente pois sou da época das locadoras de dvd rs). Isso se deu pois meu pai sempre foi um nato cinéfilo, e acho que ele passou essa herança muito bem para mim. Um dos filmes que mais me marcou na infância provavelmente foram os filmes da tinkerbell (inclusive acho que o mundo começou a dar errado quando pararam de produzir os filmes da franquia). Já os vi tantas vezes que os sei quase de forma decorada, especialmente aquele que tem a irmã de gelo da tinkerbell, o Segredo das fadas.
No geral, em termos de filmes, sempre preferi as animações, tanto que muito dos meus filmes favoritos tendem a ser animados. Talvez seja por conta da beleza desses filmes, talvez seja por conta de meu lado artístico, não sei, só sei que ainda vivo para ver as pessoas entendendo a beleza desses filmes, e não os menosprezando por os acharem “infantis demais”.
Como mesmo foi o caso do filme flow (que por sinal ganhou o oscar de melhor animação, sendo o primeiro oscar da letônia, pequeno país europeu, só provando o meu ponto a seguir), que mesmo sendo um filme livre para todos os públicos, não acho que ele é voltado para um público infantil. Acho isso, pois é um filme muito voltado para a interpretação e também pois algumas pessoas podem o achar “meio parado”, (como foi o caso da minha mãe, que diferentemente de mim, não gostou do filme justamente por conta disso), e vamos ser sinceros, com a ascensão das tecnologias, as crianças estão cada vez mais agitadas, e um filme assim talvez não seja de sua principal preferência.
Mas mesmo assim, se você quiser saber minha opinião pessoal acerca do filme, eu o amei demais! Não vou mentir, da lista dos indicados de animação desse ano, o meu favorito mesmo foi o robô selvagem, MAS, acho que flow merecia sim ganhar o prêmio, pois é um filme absolutamente lindo, com uma importante mensagem acerca de família encontrada e preservação do planeta, e também por ser uma animação independente, mostrando que não só as grandes corporações dessa indústria (a dreamworks e a disney, no caso), podem ganhar prêmios como o Oscar.
Falando agora, especificamente sobre o cinema nacional, sou uma pessoa que tende a ler muitos livros nacionais, mas não posso dizer o mesmo do consumo de filmes. algo que pretendo muito mudar com o tempo. Por isso, acho extremamente importante a visibilidade que Ainda Estou Aqui deu para o cinema nacional.
No final do ano passado, assisti Central do Brasil, também dirigido pelo o Walter Salles, e também o achei um filme maravilhoso (especialmente pois parte dele foi filmado em meu estado, Pernambuco!), e acho que sim a Fernanda Montenegro foi roubada do Oscar de melhor atriz, pois a atuação dela nesse filme é absolutamente linda.
Para encerrar bem esse meu texto, estarei aqui colocando os meus filmes favoritos de todos os tempos, que de alguma forma marcaram a minha vida.
Homem Aranha no Aranha Verso:
“Its a leap of faith”
(Estou me referindo ao 1° filme, lançado em 2018, apesar de ter amado o 2° filme, esse primeiro tem um espaço muito especial em meu coração).
Esse filme provavelmente mudou a minha forma de enxergar a arte. Eu amo muito o homem aranha e sua franquia, mas esse com toda a certeza é o meu filme favorito dele, além de ser o meu filme favorito de super herói de todos os tempos.
Como treinar o Seu Dragão:
( Poderia ter citado a franquia toda, mas como estou apenas citando filmes únicos, vou fazer que nem fiz com o filme do homem aranha e citar apenas o 1°).
Literalmente toda vez que eu vejo esse filme eu me acabo de chorar, especialmente nessa cena em que o Soluço conhece o Banguela pela a primeira vez. Eu via beleza nele quando era pequena, e vejo beleza nele ainda hoje. Só de ouvir a sua música tema eu já me arrepio todinha.
Ainda Estou Aqui:
“Nós vamos sorrir”
Você achou mesmo que eu não iria citar o totalmente premiado? Literalmente eu não tenho o que criticar acerca desse filme, o prêmio foi mais que merecido! O filme retrata muito bem o Brasil sem precisar se utilizar de típicos estereótipos como por exemplo, futebol e samba (não que tenha nada de errado com tais, mas é sempre bom lembrar que nosso país é mais que meros estereótipos)
Inclusive se você, assim como eu, amou o filme super também recomendo o livro que o inspirou, do Marcelo Rubens Paiva, pois ele retrata várias coisas que o filme não chegou a abordar.
Castelo Animado:
“ There you are, sweetheart, sorry I’m late, I’ve been looking everywhere for you.”
Provavelmente é o meu filme favorito do Studio Ghibli. Literalmente tudo nesse filme é lindo, desde a sua animação até o seu soundtrack.
E o romance desse filme provavelmente é um dos melhores que já vi em toda a minha vida.
Sociedade dos Poetas Mortos:
“Medicine, Law, Bussiness, engineering, these are noble pursuits, and are necessary to sustain life. But beauty, poetry, romance, love, these are what we stay alive for”
Chocando um total de 0 pessoas com esse filme sendo o meu favorito, pois já o citei várias vezes por aqui. Eu literalmente tenho uma pasta no pinterest só p esse filme.
Eu penso sobre esse filme literalmente todo o dia, acho que dá pra ver mais ou menos como eu o amo tanto. O engraçado, é que vi esse filme pela a primeira vez para fazer o vestibular, e simplesmente ele mudou a minha forma de enxergar a escrita, a literatura e arte em um geral, com uma belíssima mensagem de viver o momento e também acerca da valorização das belas artes.
E foi isso! Lembrando também que esse texto também está disponível em formato de áudio lá no podcast, na qual estarei pondo o link abaixo. Me siga em meu insta @dorogayaworks para acompanhar um pouco de minha vida e @artssgabs para ver um pouco mais de minha arte!! Até a próxima !!














Aaaah você falou sobre howl’s moving castle 🥹 ele foi meu primeiro episódio aqui. Amo esse filme além das palavras!